Novas tecnologias para conhecer e ficar por dentro do mercado 

Novas tecnologias estão revolucionando a forma como nos relacionamos, tratamos doenças,  fazemos negócios, resolvemos problemas cotidianos e aprendemos. 

Mais do nunca elas estão presentes nos mais diversos setores da sociedade e economia

Neste guia você vai entender o que são,  quais são e qual importância das novas tecnologias e descobrir como ficar por dentro das novidades tecnológicas. 

O que é tecnologia e para que ela serve? 

Tecnologia é o uso de conhecimentos científicos para o desenvolvimento de bens e serviços, processos, práticas e ideias, além de ferramentas, instrumentos e máquinas. 

Também pode ser definida como a forma com que se faz as coisas de modo que possam ser reproduzidas em escala.  

A palavra tecnologia vem do termo tecno, do grego techné, que é técnica e arte, e logia,

do grego logus, ciência. Portanto, nesse sentido, tecnologia significa ciência da técnica. 

A tecnologia serve a inúmeros propósitos, mas basicamente o objetivo da tecnologia é desenvolver ferramentas que ajudem a criar coisas mais avançadas daquelas existentes. 

O que são novas tecnologias?

Novas tecnologias são um conjunto de técnicas que promovem a melhoria, mudança ou disrupção sobre a tecnologia estabelecida para um processo específico. 

Muito mais do que invenções mirabolantes, como o Cyberdog – cão-robô de estimação -, as novas tecnologias trazem soluções para problemas cotidianos. Um exemplo é a moto elétrica.  

Equipada com baterias recarregáveis, a moto elétrica é um veículo não poluente pois funciona com energia elétrica, dispensando o uso de combustíveis fósseis. 

Desta forma, a moto elétrica não emite Gases do Efeito Estufa (GEE), o que pode ajudar a conter a poluição do ar e refrear o aquecimento global. 

Qual a importância das novas tecnologias?

As novas tecnologias têm sido agentes de transformação ao longo da história da humanidade. Elas mudam a forma como agimos, vivemos, trabalhamos e nos relacionamos. 

Nas últimas duas décadas, o mundo conheceu inovações tecnológicas revolucionárias em diversos campos do conhecimento: informação, medicina, trabalho, cultura, ciência, etc. 

Essas tecnologias têm o poder de ajudar a resolver problemas urgentes, como o aquecimento global,  o aumento da demanda por alimentos e epidemias e pandemias. 

Quais são as novas tecnologias?

Da inteligência artificial aos drones de entrega do iFood, as novas tecnologias trazem soluções, inovações e impactos profundos nos negócios e na sociedade em geral. 

Em 2021, a empresa de consultoria PWC listou, entre 250, as 8 novas tecnologias essenciais para o futuro que vão impactar os negócios nos próximos cinco anos. 

Veja abaixo quais são elas e como funcionam. 

Chat GPT

O ChatGPT é um algoritmo de aprendizado que utiliza uma grande base de dados e estruturas de linguagem para responder de forma clara e rápida as perguntas e frases dos usuários. 

O sistema revolucionou o modo como pesquisamos na internet, especialmente por sua capacidade de responder a perguntas em tempo real. Além disso, fornecer informações precisas e úteis sobre diversos temas, e me adaptar às necessidades e preferências dos usuários.

Blockchain

É um banco de armazenamento de dados digitais em blocos (block) ligados entre si, formando uma cadeia (chain). O sistema é usado para transações confiáveis e anônimas por meio de algoritmos de software, como criptomoedas.  

Drones

Os drones – aeronaves não tripuladas –  têm sido usados para vários fins, de segurança ao delivery, como é o caso dos drones de entrega do iFood. Há drones que são operados de forma semi-autônoma ou totalmente autônoma. 

Impressão 3D

Consiste em uma técnica de impressão avançada que cria objetos tridimensionais. Também conhecida como técnica aditiva, pode criar próteses, peças de engenharia, objetos de decoração e até alimentos. Faz parte da indústria 4.0. 

Inteligência Artificial (IA): é uma forma de programação que utiliza algoritmos para automatizar tarefas e reproduzir processos de pensamento e sentido humanos. Com a IA, programas podem resolver problemas, planejar e agir a partir de dados. 

Internet das coisas (IoT)

Trata-se da conexão de objetos físicos – de aspirador de pó a trator- à internet para execução de tarefas. Esses itens contêm softwares que se conectam a dispositivos, como smartphone, tablet, por onde são controlados. 

Realidade aumentada

É uma tecnologia que faz a sobreposição de imagens virtuais com imagens reais para que se possa ver e interagir com objetos virtuais no plano físico. A  realidade aumentada já está presente em museus, varejo e educação.  

Realidade virtual

É um ambiente virtual em que usuários interagem por meio do uso de dispositivos, como óculos de realidade aumentada, que simulam um ambiente real. O metaverso é um exemplo de um ambiente de realidade virtual. 

Robótica

É a ciência por trás das tecnologias de máquinas, robôs, computadores, softwares e sistemas controlados para automatizar, ampliar ou apoiar atividades humanas. A robótica tem diversas aplicações, da medicina à indústria e educação. 

5 benefícios de estar por dentro das novas tecnologias

As novas tecnologias possuem diversos benefícios tanto econômicos como sociais. Em pleno desenvolvimento, o mercado de novas tecnologias movimenta 350 bilhões de dólares. 

O dado faz parte do Relatório de Tecnologia e Inovação 2021, da Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (Unctad), agência da ONU. 

A revista Forbes listou cinco benefícios de estar por dentro e adotar as novas tecnologias em negócios e empresas tanto locais como globais. 

Veja abaixo quais são eles. 

  1. Comunicação mais rápida e confiável. 
  2. Melhoria da eficiência e produtividade.
  3. Redução de custos e aumento da lucratividade.
  4. Maior transparência e operações interconectadas. 
  5. Aumento da segurança de dados e informações. 

Quais os impactos das novas tecnologias no mercado de trabalho brasileiro?

As novas tecnologias têm o potencial de trazer grandes mudanças para o mercado de trabalho brasileiro. Enquanto algumas profissões podem ser automatizadas e tornadas obsoletas, outras novas oportunidades de emprego podem surgir. 

Confira 3 mudanças importantes com as novas tecnologias: 

  1. Novas habilidades: a implementação de novas tecnologias também pode criar novas oportunidades de emprego, mas que exigem habilidades diferentes das necessárias no passado. Assim, as pessoas terão que aprender novas habilidades e competências para serem competitivas no mercado de trabalho.
  2. Trabalho remoto: as tecnologias também permitem que as pessoas trabalhem remotamente, o que pode mudar a dinâmica do mercado de trabalho e como as empresas contratam funcionários.
  3. Setores em crescimento: algumas áreas, como a tecnologia da informação, podem experimentar um crescimento significativo à medida que as empresas procuram contratar pessoas com habilidades em tecnologia.

Onde aplicar as novas tecnologias?

As novas tecnologias apresentam enorme potencial não só para complexas áreas do conhecimento, como a biotecnologia, mas também para a vida cotidiana. 

Ao entrar no app do iFood para fazer um pedido, por exemplo, a inteligência artificial está ali presente, sugerindo restaurantes ou automatizando decisões, como escolher o entregador. 

LEIA TAMBÉM: Digitalização de restaurantes: Como usar a tecnologia a favor do seu negócio

Outra forma de se aplicar as novas tecnologias em uma organização ou empresa é por meio de pesquisa e inovação, proteção e segurança de dados, infraestrutura e plataformas digitais. 

Novas tecnologias aplicadas à educação

As novas tecnologias vão mudar totalmente a forma como as pessoas aprendem e ensinam. Assim, a aprendizagem online, por exemplo, permite que alunos tenham aulas em qualquer lugar e qualquer horário do dia. 

Além disso, será possível personalizar o modo como o aluno vai aprender. Isso porque as tecnologias de aprendizagem adaptativa usam algoritmos para personalizar a experiência de ensino com base nas necessidades e habilidades individuais de cada estudante.

Por fim, outro ponto importante é a gamificação, que vai usar elementos de jogos, como pontuação e recompensas, para motivar e envolver os alunos no processo de aprendizagem.

Como funciona no iFood as novas tecnologias aplicadas à educação?

Um dos grandes objetivos do iFood é alimentar o futuro do mundo através da educação. Mas, para isso, é necessário que todos também estejam envolvidos com as novas tecnologias. 

Assim, o potencia tech, por exemplo, oferece cursos para apoiar a formação e a empregabilidade de profissionais na área de tecnologia. 
Além disso, o iFood conta com parcerias, como com a Microsoft, para cursos, totalmente gratuitos, abertos a todos os interessados e utilizam uma metodologia educacional baseada no microlearning, de maneira rápida e direta, no WhatsApp.

Como se manter conectado às novas tecnologias?

Para se manter conectado às novas tecnologias, negócios e pessoas devem se adaptar às transformações digitais, sejam elas na educação, trabalho, vida social, cultura ou economia. 

Uso de gadgets, tutoriais, vídeos, documentários, pesquisas: tudo é fonte de conhecimento. 

O site de tecnologia GeeksforGeeks traz 7 dicas para se manter atualizado nas novas tecnologias, seja você estudante, profissional da área, empreendedor ou iniciante no tema. 

Por fim, descubra abaixo quais são elas. 

  1. Reserve um tempo para pesquisa e exploração dos temas que mais interessam sobre novas tecnologias. 
  1. Identifique todos os pré-requisitos – habilidades e conhecimento – para entender uma nova tecnologia específica. 
  1. Encontre fontes confiáveis para seu processo de aprendizagem, como cursos online, livros recomendados, vídeos do Youtube e seminários e conferências. 
  1. Não hesite em pedir ajuda a especialistas no assunto, seja em um grupo de discussão, trabalho, negócio,  instituição de ensino, amigos e familiares. . 
  1. Pratique o que você aprendeu colocando conhecimento e a teoria em prática. 
  1. Teste seu conhecimento sobre a nova tecnologia, seja através de testes para obter certificações  ou desafios em geral em que possa mostrar o que sabe. 
  2. Compartilhe seu conhecimento com outras pessoas e ensine o que você sabe sempre que possível.

Como aliar as novas tecnologias a inovação na sua empresa? Confira algumas dicas

Esse conteúdo foi útil para você?
SimNão

Publicações relacionadas