Objetivos para um mundo melhor: entenda a importância dos ODS

A ONU determinou 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável para que o mundo se torne um lugar melhor para todos

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU constituem um projeto para pessoas e o planeta que é símbolo de esperança de um mundo mais justo, próspero e igualitário para todos. 

Inseridos na Agenda 30 da Organizações das Nações Unidas, os ODS englobam diferentes áreas, como educação, igualdade de gênero, meio ambiente, trabalho e saúde, entre outras. 

A seguir, você conhecerá mais sobre os ODS, qual sua importância para a sociedade e quais os projetos e iniciativas do iFood com a ODS 4 de Educação de Qualidade para Todos. 

ODS: o que é?

ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – é um conjunto de 17 objetivos em diferentes áreas que compõem a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU).

 Em 2015, 193 Estados-membros da ONU se reuniram na sede da organização para debater o futuro do planeta e a implementação de medidas para um desenvolvimento mais sustentável

Nessa reunião, foi criada uma nova agenda global: a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável,  comprometida com as pessoas, a promoção da paz, a sustentabilidade, a erradicação da pobreza e a prosperidade.

Por que os ODS foram criados?

Os ODS foram criados para a promoção do desenvolvimento sustentável em várias dimensões, como social, ambiental, educacional, de gênero e econômica. 

 Os 17 objetivos, que reúnem 169 metas, visam criar um caminho universal, integrado e transformador para que o mundo se torne um lugar melhor para todos. 

 Em um esforço conjunto, a criação das ODS teve como base os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, que promoveram mudanças significativas entre 2000 e 2015. 

Quais os seus objetivos?

Os ODS pretendem acabar com a pobreza e proteger o planeta, promovendo a paz e prosperidade para a vida de toda a população do mundo. 

Um “apelo universal para a ação”, os ODS visam ao crescimento sustentável e à promoção da cidadania por meio de iniciativas de governos, instituições, empresas e organizações.

Conheça os 17 ODS

Os 17 ODS que compõem a Agenda 2030 são: 

1.    Erradicação da pobreza de todas as formas e em todos os lugares;

2. Erradicação da fome, melhora da nutrição e segurança alimentar e promoção da agricultura sustentável;

3. Garantia do acesso à saúde de qualidade e promoção do bem-estar para todas as idades;

4. Garantia do acesso à educação de qualidade, inclusiva e equitativa e a oferta de oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos;

5. Alcance da igualdade de gênero e empoderamento de meninas e mulheres;

6. Garantia da disponibilidade e gestão sustentável de água potável e saneamento; 

7. Garantia ao acesso de fontes de energia limpas e modernas;

8. Promoção do trabalho decente, pleno e digno e crescimento econômico sustentável; 

9. Promoção da indústria sustentável e da  infraestrutura resiliente e fomento da inovação;

10. Redução das desigualdades nos países; 

11. transformação das cidades e comunidades em lugares mais inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis; 

12. Garantia de padrões de consumo e de produção sustentáveis; 

13. Adoção de medidas urgentes para combater as mudanças climáticas e seus impactos; 

14. Conservação e uso sustentável dos oceanos, mares e recursos marinhos; 

15. Proteção, restauração e promoção do uso sustentável dos ecossistemas terrestres,  gerenciamento sustentável de florestas e combate à degradação do solo e perda de biodiversidade; 

16. Promoção de sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, acesso à justiça para todos e construção de instituições responsáveis, eficazes e inclusivas; 

17. Reforço dos meios de implementação e revitalização da parceria global para o desenvolvimento sustentável. 

Qual a importância dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável para a sociedade?

Os ODS são de extrema importância para a sociedade, pois suas metas direcionam governos, organizações e empresas para ações de sustentabilidade social e ambiental.

Mudanças climáticas, pandemia da covid-19 e conflitos têm colocado a população mundial em risco, com ameaças e desafios que precisam ser enfrentados com urgência. 

Segundo o Relatório dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável 2022 da ONU, um quarto da população global vive em países afetados por conflitos. 

Esse cenário gera impactos na alimentação, saúde, educação, meio ambiente, paz e segurança, o que reforça, mais do nunca, o quão importante são os ODS para todos. 

ODS 4: por que a educação é uma meta para o iFood?

O Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 4 é Educação de qualidade e visa garantir que crianças e jovens tenham educação básica e secundária gratuita, equitativa e de qualidade. 

Também promove o acesso à educação superior e técnica de qualidade, gratuita ou a preços acessíveis a todos, especialmente pessoas em situação de vulnerabilidade. 

Por isso, o iFood tem metas para educação até 2025, assumindo três compromissos públicos na área: formar e empregar, capacitar e incentivar a educação básica. 

As metas estão alinhadas ao ODS 4 e também a um dos propósitos da empresa, que é o de alimentar o futuro do mundo com educação

Conheça as metas do iFood para a educação

As metas do iFood para a educação até 2025 são:     

formar e empregar na área de tecnologia 25 mil pessoas de públicos sub-representados e de baixa renda; ·        

capacitar 5 milhões de pessoas para o trabalho do futuro e o empreendedorismo;      

incentivar a educação básica para impactar 5 milhões de pessoas. 

Para atingir essas metas, o iFood apoia e promove diversos projetos na área de educação especialmente voltados para a formação, qualificação e aprimoramento em tecnologia. 

 Potência Tech e iFood Decola são iniciativas da empresa de fomento à educação, área que muitas vezes é desassistida pelo poder público. 

Qual a relação do iFood com a agenda 2030?

O iFood é a primeira empresa brasileira de delivery signatária do  Pacto Global da ONU, uma iniciativa formada por empresas do mundo todo que estão comprometidas com a Agenda 30. 

Os integrantes do Pacto Global são responsáveis por contribuir com seus projetos e iniciativas para o alcance dos ODS da Agenda 30. 

Nesse sentido, o iFood vem contribuindo em diferentes dimensões, como a ambiental, a de inclusão e especialmente a de educação. 

O Pacto Global, maior iniciativa de sustentabilidade corporativa do mundo, reúne mais de 12 empresas de 160 países em torno de ações em prol do meio ambiente, inclusão e educação. 

Esse conteúdo foi útil para você?
SimNão

Publicações relacionadas